O QUE NOS UNE É MAIOR QUE O QUE NOS SEPARA

A experiência de juventudes na construção de uma casa comum.
O ecumenismo é a construção de uma casa comum. Comum para todos os povos, etnias e religiões. Onde as bagagens que cada um trás são estendidas num teto onde caiba a de todos e todas, enfrentando as intolerâncias e propondo um relacionamento em que se entregue corações.
A Pastoral da Juventude semeia sua crença no Jesus Cristo Libertador e aprendemos que Deus habita os encontros de amor, e é preciso, saber disso para superar toda corrupção, todo preconceito, toda guerra e conflitos de nossa geração cada vez mais partida. Alimentando a nossa mística de viver no anuncio de encontros de amor, cremos que Jesus, os Orixás, Krishna, Buda, Maomé e outros se encontram na complementação cósmica do universo, sustentando a nossa esperança em viver e apontando para uma humanidade que insistimos em acreditar.
O Ecumenismo não deixa de florescer a utopia de nossa caminhada. Caminhada que fazemos juntas e juntos com o brilho dessa gente que vislumbra os mesmos sonhos. Neste ato abrimos os olhos e, subitamente, deparamo-nos com o real, com o todo, com a existência e somos arrancados do egoismo. Revelado pelo racismo anti-negro, pela perseguição principalmente de cristãos e cristãs as religiões de matriz africana,  pelo patriarcalismo com as mulheres e pelo genocídio dos índios e suas crenças.
Assim desvendamos um mundo onde a crença do sujeito é a nossa descoberta do amor. Envolvidos por uma singular experiência do plural com suas cores, danças, cantos e o rosto dos que já foram atravessamos as fronteiras de homens e mulheres que se fecharam ao mundo e somos envolvidos num desaforado amor pelo todo. A pastoral da Juventude, as comunidades eclesiais de base, e a tradição da teologia latino americana, cultiva um desaforado amor pelo todo.
Ensinamos ao mundo um ecumenismo de justiça e pedimos perdão por toda discriminação em intolerância cometida, entregando as nossas vidas a causa ecumênica:
O que nos une é maior que o que nos separa.
Pastoral da Juventude de Itaquera, Paróquia Nossa senhora do Carmo, Itaquera.
(Texto feito ara a Caminhada Inter-Religiosa em Itaquera “Na mesma fé no mesmo axé”)
EPJ
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s