Polícia e direitos humanos

16ago2015---moradores-jardim-munhoz-junior-em-osasco-na-grande-sp-protestam-pedindo-a-o-fim-da-pm-e-a-apuracao-da-chacina-que-aconteceu-na-regiao-e-deixou-18-mortos-a-suspeita-da-policia-civil-e-que-1439757733120_956x500

O principal desafio para os defensores dos direitos humanos e para quem sonha com políticas de segurança pública baseadas na promoção de cidadania é superar  a oposição entre polícia e direitos humanos. Esse é o pano de fundo de dramas cotidianos provocados pela política de guerra as drogas, da qual não há vencedores. A tragédia carioca, paulistana e brasileira é ver homens de preto, quase todos pretos, matando homens pretos.

A garantia de direitos e a proteção dos cidadãos precisam ser funções primordiais de qualquer política de segurança, e os policiais devem ser formados sob esses princípios. Nesse sentido, é essencial que nos questionemos sobre qual modelo de policiamento desejamos. Queremos uma polícia exclusivamente civil, voltada para a preservação da vida, e não preparada exclusivamente para a guerra e a eliminação do inimigo, que é o pobre a quem deveria proteger. Observe, pobre. Porque rico paga guarda privada.

Desmilitarizar a PM é urgente para superarmos o paradoxo de termos em nossa democracia uma polícia concebida à semelhança das forças de repressão do regime militar. A iniciativa é um passo importante para que os trabalhadores da segurança convivam internamente com a democracia, recebem a treinamento adequado e sejam valorizados.

marcelofreixoMarcelo Freixo, Deputado Estadual do Rio de Janeiro pelo PSOL.

Para conhecer mais reflexões sobre o tema desmilitarização da polícia, este blog indica dois livros:

  • BALA PERDIDA: A violência polícial no Brasil e os desafios para a sua superação. Carta Maior/ Boitempo Editorial
  •  DESMILITARIZAÇÃO DA POLÍCIA E DA POLÍTICA: uma resposta que virá das ruas.
    Autor: 
    Givanildo Manoel da Silva / Editora: Pueblo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s