Papa Francisco Institui o Dia Mundial de cuidado da Criação

Aos meus Veneráveis ​​Irmãos.

Cardeal Peter Kodwo Appiah TURKSON,
Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz

 Cardeal Kurt Koch,
Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos

Papa-Laudato-Si-415x360Partilho a preocupação do meu amado irmão, o patriarca ecumênico Bartolomeu , para o futuro da criação ( cf. Laudato Si ‘ , 7-9) , e por sugestão de seu representante , o Metropolita Ioannis de Pérgamo , que participou na apresentação da Encíclica Laudato Si’ sobre os cuidados para a nossa casa comum, gostaria de informar que tomei a decisão de instituir na Igreja Católica o “Dia Mundial de Oração para o Cuidado da Criação “, que, a partir deste ano, será comemorado em 1 setembro, como tem sido o costume na Igreja Ortodoxa durante algum tempo.

Como cristãos, desejamos contribuir para resolver a crise ecológica que a humanidade está enfrentando atualmente. Ao fazê-lo, precisamos primeiro redescobrir em nossa próprio rico patrimônio espiritual as motivações mais profundas para a nossa preocupação com o cuidado da criação. Precisamos sempre ter em mente que, para os crentes em Jesus Cristo, a Palavra de Deus que se fez homem por nós, “a vida do espírito não é dissociada do corpo ou da natureza ou das realidades mundanas, mas viveu em e com eles, em comunhão com tudo o que nos rodeia” (Laudato Si ‘, 216). A crise ecológica nos convoca, assim, a uma profunda conversão espiritual: os cristãos são chamados a “uma conversão ecológica em que os efeitos de seu encontro com Jesus Cristo se tornam evidentes na sua relação com o mundo ao seu redor” (ibid, 217). Para “viver a nossa vocação para ser protetores da obra de Deus é essencial para uma vida de virtude; não é uma um aspecto secundário da nossa experiência cristã “ou opcional (ibid.).

O Dia Mundial de Oração para o Cuidado da Criação vai oferecer os crentes e as comunidades individuais uma oportunidade propícia para reafirmar sua vocação pessoal para sermos servos da criação, para agradecer a Deus pela obra maravilhosa que ele confiou aos nossos cuidados, e para implorar a sua ajuda para a salvaguarda da criação, bem como o seu perdão pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos. A celebração deste dia, na mesma data que a Igreja Ortodoxa, será uma valiosa oportunidade de testemunhar a nossa comunhão crescente com os nossos irmãos e irmãs ortodoxos. Vivemos numa época em que todos os cristãos são confrontados com os mesmos desafios decisivos, a que devemos responder em conjunto, a fim de ser mais credível e eficaz. A minha esperança é que este dia será de alguma forma também envolver outras Igrejas e Comunidades eclesiais, e será celebrado em união com iniciativas similares do Conselho Mundial de Igrejas .

Eu lhe peço, cardeal Turkson, como presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, para informar a Comissões Justiça e Paz das Conferências Episcopais, bem como as organizações nacionais e internacionais envolvidas em questões ambientais, do estabelecimento do Mundo dia de Oração para o Cuidado da Criação , de modo que , tendo em conta as necessidades e situações locais , pode ser devidamente celebrado com a participação de todo o Povo de Deus : sacerdotes, religiosos e religiosas e os fiéis leigos . Por esta razão , será a tarefa de seu Conselho, em cooperação com as várias Conferências Episcopais , para organizar formas adequadas de divulgação e celebração do Dia , de modo que este evento anual se torne uma ocasião significativa para a oração , a reflexão , a conversão ea adoção de estilos de vida adequados.

Eu lhe peço, cardeal Koch, como Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, para fazer os contatos necessários com o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e com outras organizações ecumênicas para que este Dia Mundial pode servir como um sinal de um caminho comum em que todos os crentes em Cristo participar. Também será responsabilidade do seu Conselho para garantir que ele é coordenada com iniciativas semelhantes levadas a cabo pelo Conselho Mundial de Igrejas. Ao exprimir a minha esperança de que, como resultado de uma cooperação ampla, o Dia Mundial de Oração para o Cuidado da Criação será inaugurado e desenvolvido da melhor maneira possível, invoco sobre esta iniciativa a intercessão de Maria, Mãe de Deus, e de São Francisco de Assis, cujo Cântico das Criaturas inspira tantos homens e mulheres de boa vontade de viver em louvor ao Criador e com respeito pela criação. Como penhor de fecundidade espiritual, concedo a minha Bênção Apostólica a vós, Irmãos Eminentes, e para todos aqueles que compartilham em seu ministério.

Cidade do Vaticano, 06 de agosto de 2015
Festa da Transfiguração do Senhor.

FRANCISCUS.

Leia na íntegra em Italiano: http://w2.vatican.va/content/francesco/en/letters/2015/documents/papa-francesco_20150806_lettera-giornata-cura-creato.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s