Dom Fragoso: Esperanças concretas!

x240-CEm
Dom Antonio Fragoso: Teixeira, 10 de dezembro de 1920 — João Pessoa, 12 de agosto de 2006. Foi bispo da teologia da libertação e primeiro bispo de Crateús, no Ceará.

Quando assumi a diocese de Crateus, eu combinei com os Padres que faríamos uma semana Catequética anual, durante 3 anos, de tal modo que pudesse reunir, os pais, professores, educadores, catequistas para saber o que existia. Descobri que havia uma riqueza muito grande de pessoas totalmente doadas, que da catequese de visão de igreja pós conciliar, não tinha nada. Percebi que o Brasil é fruto espúrio entre a Fé e a Espada. Fizemos o esforço das CEBS, que tinham o objetivo de a partir da relação do povo local, povo pobre e sofrido que dali iriamos começar a formação do povo.

Um homem com quase 78 anos ainda pode ter esperanças “concretas”? Sou filho de um sertanejo paraibano muito pobre, que foi sempre um sonhador incorrigível, “jovem aos 90 anos carregando utopias mobilizadoras”. São estas algumas das minhas esperanças:

1- Uma Igreja com ROSTO DE POBRE, comunidade de servidores de Jesus, sem poder, vivendo a mística do serviço de “lavar os pés” da humanidade, principalmente dos pobres, conheço muitos testemunhos. Por isto, sei que é possível.

2- O ministério dos Cristãos que, na Igreja Católica, unem a comunhão eclesial evangélica e a profecia explícita. Quem não se lembra do Padre Haering, do Arcebispo John Quinn, do Padre Tissa Balasuriya, de Monsenhor Oscar Romero, de Monsenhor Ivan Girardi, da multidão dos catequistas e celebradores da palavra nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), dos milhões de mártires “anônimos” no combate pela justiça?

3- As CEBs – pequenas Igrejas Vivas na Base – de tipo rural e, no futuro, de tipo urbano em que unem, no cotidiano “anônimo” a maior fidelidade ao Evangelho e a teimosia profética.

4- O pluralismo de rastos da Igreja vinda de  Teologias, de Liturgias, de formas de ser PADRE ensaiando, já na História presente, a UNIDADE NA DIVERSIDADE.

1385302_174170922778440_260284320_n5- invenção  de realizações históricas da UTOPIA SOCIALISTA, que os assim chamados “SOCIALISMOS REAIS” experimentaram e traíram e a “globalização” se gloria de havê-lo sepultado definitivamente.

6- A resistência multissecular dos Indígenas, dos Negros, das Mulheres, dos Sem poder e que não é resgatada pela opinião pública de hoje, mas faz tremer o sistema global que o “ignora” e o “escanteia”.

Estas ESPERANÇAS “CONCRETAS” estão fazendo o seu caminho e NINGUÉM vai impedi-los  de florescerem e frutificarem, no tempo que o Espírito programa.

Antônio Fragoso,
Bispo Emérito de Crateús. João Pessoa, Paraíba, Brasil, 15 de setembro de 1998.

O NUDOC – Núcleo de Documentação Cinematográfica — da UFPB promove o lançamento do Filme Dom Fragoso, do cineasta Francis Vale:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s