ENCONTRÃO IPDM – IGREJA E MOVIMENTOS SOCIAIS

ENCONTRÃO IPDM – IGREJA E MOVIMENTOS SOCIAIS, 28 DE NOVEMBRO.

AiPV-UTOwaiZRj8v-xh-OjjyzlXke4fkjxFlyrd_vrUyA Igreja nas décadas de 60 à 80 foi o ventre onde germinou o grito organizado do povo, os movimentos sociais históricos que fizeram uma agenda de lutas democráticas, por políticas públicas, anticapitalistas e anti-imperialistas que atravessaram o século.

Na década de 90 até os dias de hoje a relação igreja e movimentos sociais fora tomada por um esfriamento relacional causado por intervenções do Vaticano marcadamente no papado de João Paulo II. Atualmente, o Papa Francisco retomou esse diálogo convocando no ano de 2014 um encontro mundial de movimentos sociais em Roma com ele. Dali, fora organizado um encontro gigantesco de Francisco com os movimentos populares na Bolívia, ocasião onde Francisco explanou que são três fundamentais lutas que devemos ter: uma economia a serviço do povo, a defesa da mãe terra e a unidade na pluralidade.

O Papa assim deixa-nos a difícil tarefa de reorganizar a metodologia de trabalho “Igreja e Movimentos sociais” numa vibrante reafirmação da opção preferencial pelos pobres. Assim, empurrando a igreja aos desafios do mundo, as “periferias existenciais e geográficas”, Cardeais, arcebispos, bispos, padres, seminaristas, mídia e governos não tem mais argumentos para dizer que tal opção é sociológica ou ideológica. Ela é libertadora!

Igreja Povo de Deus em Movimento, escreveu uma carta aberta ao papa Francisco em Julho deste ano entregue em suas mãos na Bolívia[1], e reafirma seu compromisso de (re)descobrir caminhos que garantam a dignidade, a justiça, e a resistência do povo Brasileiro.

Por isso, convidamos todas/os para o encontro “IGREJA E MOVIMENTOS SOCIAIS”, a realizar-se no dia 28 de novembro, sábado, das 8h30 às 12h30, no CIFA, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo. O assessor será o Pe. Nicolau João Bakker, svd, e teremos ainda as alocuções do MTST, Passe Livre e Fórum Popular de Saúde.

agendaltinoamericanaNo evento também será lançada na Zona Leste a AGENDA LATINO AMERICANA 2016, com o tema “Desigualdade e Propriedade”, por R$17,00.

EVENTO ABERTO E GRATUITO.

[1] http://www.ihu.unisinos.br/noticias/544304-carta-ao-papa-francisco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s