Sobre o combate ao Kyriocentrismo

10995450_1008328629194496_6084714743704679389_nO feminino caminho à Deus e caminho de Deus, significa não só o sexo feminino mas significa o feminino em nós, mulheres e homens, como o masculino em nós mulheres e homens, e esse feminino e masculino que somos cada um de nós, é capaz de se aproximar da outra e do outro. Ouvir, ver e sentir sua dor e seu lamento. E dizer, primeiramente baixinho: o amor se fez carne em mim, e se o amor se fez carne em mim, e em nós, tudo pode ser manifestação desse amor, como tudo pode ser manifestação do desamor. Então eu acredito que esse Espírito de vida que está em cada gênero, em cada sexo, em cada ser sexuado e que está também nos seres animais, vegetais e no universo inteiro, esse espírito está nos chamando para termos uma especial atenção à vida das mulheres que sofrem violência domestica, violência social, do trabalho, dos meios de comunicação e violência das igrejas.

ivone
Ivone Gebara,
filósofa e teóloga feminista/ecofeminista. Ocasião em que proferiu a homilia da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Itaquera, São Paulo, o tema: “O Feminino caminho de Deus e caminho a Deus”.

Um comentário sobre “Sobre o combate ao Kyriocentrismo

  1. desabafofeminista 25 de novembro de 2015 / 19:49

    Poxa, que legal. Sou feminista e minha família inteira é cristã, evangélica, e, apesar de congregarmos em uma igreja não fundamentalista, é comum que os ideais da religião, que é patriarcal, batam com os meus. Fico me questionando se estou errada, se há outras como eu (que militam no feminismo e permanecem na religião, tolerando várias coisas) e se estou errada. Que bom saber que há uma teóloga feminista! Nunca imaginei que houvesse. Espero encontrar mais mulheres que compartilham dessa situação 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

