Caminhos do advento!

“Tu vens eu já escuto os teus sinais” (Alceu Valença)

Nos caminhos do advento percorremos os quatro prismas elevados pelo semanário dominical da Paróquia N. S. do Carmo em Itaquera: o advento do cuidado da casa comum, o advento da misericórdia, o advento da justiça e o advento da paz.

10423363_308033332719740_1591539998751147505_n.jpg1º domingo do avento: O Senhor dará a sua bênção e a terra o seu fruto!

Entramos no tempo litúrgico do Advento do Senhor – espera ativa pela sua segunda vinda/chegada para restauração universal. Vivemos preparando e esperando constantes “adventos”. No Advento deste ano destacamos: o advento do compromisso radical para com o cuidado da “casa comum”; o advento da misericórdia; o advento da justiça pela inclusão dos pobres e o advento da paz como paciente educação para a tolerância entre povos e religiões no enfrentamento de todo tipo de terrorismo. Tragédias sócio-ambientais, como o rompimento da barragem de Mariana, cuja mancha do barro mortífero avançou mar adentro, gritam por radical mudança do padrão globalizado de produção e consumo da humanidade. “Se a natureza fosse um banco, já teria sido salva” – disse o poeta Eduardo Galeano. O PP. Francisco alerta: “não percamos tempo imaginando os pobres do futuro; é suficiente que recordemos os pobres de hoje, que poucos anos têm para viver nesta terra e não podem continuar a esperar. Por isso, para além de uma leal solidariedade entre as gerações, há que reafirmar a urgente necessidade moral de uma renovada solidariedade entre os indivíduos da mesma geração” (1). Manifestamos indignação pela mortandade de pessoas, do Rio Doce, dos peixes, da fauna e da flora e pelo envenenamento das praias e do mar. Exigimos punição aos que defendem “a ideia de que Vale o crescimento acima de qualquer coisa” (trocadilho com o nome da empresa Vale do Rio Doce). Preparemos o advento do “cuidado da casa comum”!

2º domingo do advento: Levanta-te, Jerusalém, põe-te no alto e vê; vem a ti a alegria do teu Deus.

11063642_10153755125249394_7022579228908640439_n.jpgNo segundo domingo do Advento, a esperança ativa nos leva a preparar e a acolher a proposta do Ano Santo que será aberto pelo PP. Francisco, depois de amanhã, 8 de dezembro de 2015, solenidade da Imaculada Conceição. Em Roma o Papa abrirá a Porta Santa do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Na bula de proclamação deste Ano Santo, afirma: “perante a gravidade do pecado, Deus responde com a plenitude do perdão. Ninguém pode colocar um limite ao amor de Deus que perdoa. Na festa da Imaculada Conceição, terei a alegria de abrir a Porta Santa. Será então uma Porta da Misericórdia, onde qualquer pessoa que entre poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança. No domingo seguinte, o Terceiro Domingo de Advento, abrir-se-á a Porta Santa na Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão. Estabeleço que no mesmo domingo, em cada Igreja Particular – na Catedral – se abra também durante o Ano Santo, uma Porta da Misericórdia” (PP. Francisco-1) Abramos o coração e a mente para o Ano Santo do Advento da Misericórdia!

3º domingo do advento: Alegrai-vos sempre no Senhor: alegrai-vos, porque o Senhor está perto.

O 3ºdomingo do Advento convida à ALEGRIA. Há inúmeros motivos individuais, sem dúvida, e coletivos para tal. No Estado de São Paulo, estudantes adolescentes ocuparam mais de 200 escolas e fizeram o governador Alckimin recuar quanto ao fechamento de 93 delas. Vitória parcial, alegria não completada: há professores apoiadores da luta sendo perseguidos…  Significativa parcela do povo brasileiro brinda a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma, perpetrado pelo chantagista e oportunista presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para salvar o seu próprio pescoço. Uma alegria fugaz, inconsistente… Movimentos da Frente Povo Sem Medo, saem às ruas pelo “Fora Cunha” e contra a “política econômica do governo Dilma” que eleva o custo de vida e dispara a inflação. A Frente Povo Sem Medo é uma articulação árdua e carente de expressivo apoio e engajamento popular. Frágil para enfrentar a manipulação da grande mídia. Alegria, aqui, continuará sendo o processual crescimento dos MOVIMENTOS POPULARES, resistentes e propositivos… A salvação-proposta do Natal alegra os cristãos; renova-lhes a esperança. Alegria, que tropeçando nas adversidades do tempo, ecoará até o fim dos séculos o clamor de todos os tempos e lugares: “Vem, Senhor Jesus!”. Entre acertos e erros, pela graça de Deus, colaboramos com o ADVENTO DA JUSTIÇA, pela inclusão dos pobres.

12366306_869750706473233_483612548748759768_n4º domingo do avento: “Céus, deixai cair o orvalho; nuvens, chovei o justo; abra-se a terra, e brote o Salvador!”

Que o manto da paz cubra o furor das nações. Cessem o terror e a corrida do comércio de armas. ABRAM-SE, EM TODOS OS NÍVEIS E DIMENSÕES, OPORTUNIDADES PARA O DIÁLOGO – “um serviço a favor do pleno desenvolvimento do ser humano e na procura do bem comum. (…) A Igreja proclama o ‘evangelho da paz’ (Ef 6, 15). (…) É hora de saber como projetar, numa cultura que privilegie o diálogo como forma de encontro, a busca de consenso e de acordos, mas sem separá-la da preocupação por uma sociedade justa, capaz de memória e sem exclusões. O autor principal deste processo é o povo e a sua cultura, não uma classe, uma fração, um grupo, uma elite. Não precisamos de um projeto de poucos para poucos, ou de uma minoria esclarecida ou testemunhal que se aproprie de um sentimento coletivo. Trata-se de um acordo para viver juntos, de um pacto social e cultural” (PP. Francisco-EG, 239). Pacíficos e pacificadores,/ cremos no ADVENTO DA PAZ,/ ainda que sob ameaças de terrorismos e guerras.

Textos extraídos do Semanário Litúrgico MEMORIAL DO SENHOR, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Diocese de São Miguel Paulista, São Paulo. Direção e redação: Pe. Paulo Sérgio Bezerra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s